terça-feira, 13 de agosto de 2013

Preacher... The Running Man!




Run Forrest, run!!
Estão vendo agora o motivo para muitos dizerem que Garth Ennis é doido? Quem mais escreveria uma coisa dessas?
Sou muito fã do selo Vertigo e dos seus quadrinhos direcionados para o público mais adulto. Sempre que posso, estou aqui escrevendo sobre alguns títulos desse maravilhoso selo da DC. O que fascina qualquer leitor das antigas, em relação ao que lemos na Vertigo, são os temas completamente diferentes de tudo que já estamos mais do que acostumados a ver. Quer dizer, numa história do selo Vertigo, os heróis não são exatamente heróis, nem os vilões são exatamente vilões. O nível de clichês é muito baixo, acontecendo com relativa freqüência, o fenômeno de nossa cabeça explodir com finais que não são nem de longe o que esperamos. Não é apenas salvar o dia e pronto. É salvar o dia, e talvez não morrer o deixar que muitas pessoas que você gosta morram no processo. Nosso amigo mais famoso do selo Vertigo, o mago inglês John Constantine, já salvou o mundo uma cacetada de vezes e sempre, alguém perto dele acaba por morrer, ou ir para o inferno ou ambos! Em Preacher, a ótica muda um pouco, mas ainda assim, não sai da esfera sobrenatural que é acho que a maior marca registrada do selo. 
Para começo de conversa, vou logo dizendo que Preacher foi uma criação de Garth Ennis. Isso por si só já diz muita coisa. Assuntos polêmicos, violência, enfim tudo que o povo gosta. Com os desenhos incríveis de Steve Dillon, o sucesso já estava garantido. E digo mais, segundo muitos especialistas, esta obra foi considerada revolucionária, principalmente pela temática e pelos valores dos personagens. Preacher teve um total de 66 edições, 5 especiais e algumas minisséries (4 eu acho!). Tudo foi reunido, a um certo tempo em 9 edições encadernadas. Em Preacher podemos ver personagens muito bem criados e com dilemas bem colocados. Além de uma certa dose de humor. Melhor dizer: “Humor Garth Ennis”! Para quem não sabe quem é Garth Ennis, basta dizer que ele adora criar certas polêmicas com personagens que todos amam. Já fez o Lobo (Maioral), o flagelo das galáxias, perder para o Hitman. Já fez o Justiceiro (Punisher), sentar a porrada no Wolverine, no Homem-Aranha e no Demolidor. Por aí dá para imaginar quem é Garth Ennis!
Sobre a história (mais uma vez lembro a todos que não dou spoilers!), é o seguinte: Um ex-pastor, chamado Jesse Custer, levava sua vida tranquilamente, apesar dos pesares, quando se vê possuído por uma entidade sobrenatural que lhe concede o dom de fazer com que todas as pessoas obedeçam sua vontade. Tipo o truque Jedi, só que multiplicado a enésima potência. Esta entidade conhecida como Gênesis, é fugitiva do paraíso e claro, está sendo caçada pelos anjos, que querem prendê-la novamente. Ao descobrirem que a entidade se uniu a Jesse Custer, enviam o Clint Eastwood dos infernos, que é um mega matador do século XIX, o famoso Santo dos Assassinos, para caçar Jesse Custer. Nesse meio tempo, ele encontra Tulipa, uma antiga namorada e não podemos deixar de falar de Cassidy, outro personagem incrível (um vampiro maluco/excêntrico), que se mete nessa onda. Só por uma sinopse dessas já vale a pena. Existem surpresas na trama, entretanto não direi aqui. Digo simplesmente compre e divirta-se.
Por fim, como vocês podem ver (ou ler), motivos para comprar essa obra não faltam e ter Preacher na sua prateleira de colecionador não tem preço. Lembrando que são quadrinhos adultos, portanto quem gosta mais do gênero “heróis tradicionais”, de capa e espada ou com poderes inacreditáveis, assim como vilões megalomaníacos, o selo Vertigo não é uma boa opção. As histórias que vemos nos quadrinhos Vertigo são um pouco mais realistas, dentro da mediada do possível, afinal não acredito que existam Magos ingleses, combatendo demônios por aí ou uma entidade da Mãe Terra morando nos pântanos da Louisiana, ou ainda fábulas personificadas morando em New York! Vou ficando por aqui com a dica de Preacher, lembrando que podemos achar Preacher para vender amigos. Vou deixar aqui em baixo links para a Panini Comics e para a Comix. Qualquer um desses lugares você acha esta obra. Muito obrigado pela atenção. Abraços. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário