segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Homem-Aranha: Espíritos da Terra!


A capa da edição brasileira é a mesma!

I see dead people!!
Não! Nosso amigo Spiderman não andou assistindo sexto sentido, mesmo porque ele têm um sexto sentido real e funcional. O que quero dizer é que, um personagem tão humanamente rico como Peter Parker/Spiderman, nem sempre é explorado com a devida atenção. Meio que entendo isso, afinal o Aranha é um ícone dos super-heróis e suas histórias estão aí para nos divertir a décadas, mas de vez em quando é bom dar uma variada. Esquecer o herói poderoso, além de genial (Peter criou a fórmula da teia quando estava no High School), e explorar o lado mais humano. Stan Lee é um gênio. Antes do personagem ser criado, os USA já piravam com Superman e Batman. Personagens tipicamente americanos ou seja, passavam a imagem que os americanos amam passar. O Superman é o ser mais poderoso da Terra, porém apesar do seu grande poder, “ajuda” o mundo inteiro. Batman é na verdade uma pessoa normal, entretanto é milionário e “arrisca-se” defendendo os pobres e indefesos. O Homem-Aranha é apenas um cara que rala como um condenado para pagar o aluguel. Nessa história o lado humano de Peter é o personagem principal.
Vamos à história, claro que sem spoilers. Tudo começa quando Peter recebe uma misteriosa herança. Na verdade, não é bem a herança do Peter e sim da Mary Jane Watson, a sua esposa. Eles aparentemente receberam a herança de uma tal tia McLeod (referência rasgada ao filme Highlander) e viajaram para a Escócia para receber, organizar, whatever a tal propriedade. Logo na chegada, se deparam com história de fantasmas e fadas e coisas do tipo pela região. Tudo muito estranho e misterioso. Neste ponto, Peter se vê obrigado a descobrir o que está acontecendo de verdade ou seja, se o que se passa ali é mesmo de natureza sobrenatural. Como Homem-Aranha ele sabe que o oculto existe e já viveu muitas aventuras ao lado do Dr. Estranho. Então o que está acontecendo? Só lendo para descobrir.
Esta história foi escrita e ilustrada por Charles Vess, um norte-americano já famoso por trabalhos com Neil Gaiman (o Deus dos quadrinhos). Um dos seus trabalhos, a edição 19 de Sandman “Sonhos de uma noite de Verão”, ganhou o conceituado prêmio World Fantasy Award, para melhor história curta, além de ter desenhado a terceira parte da minissérie Books of Magic e claro, trabalhou no magnífico Stardust, ambos de Gaiman. Enfim, qualquer pessoa que trabalhe ou já tenha trabalhado com Neil Gaiman, têm que ser bom. Só para constar, eu tenho todas as histórias citadas acima e realmente o cara manda muito. Gostei do traço e da maneira que MJ foi desenhada, não podemos esquecer que ela é uma das divas da Marvel. Como a história puxa um pouco para o tema fantasy, a beleza dela foi retratada com toda simplicidade e fascínio que costumamos achar nas histórias fantásticas de Gaiman. 
Infelizmente não é uma revista fácil de achar em mídia física. Aqui no Brasil, saiu pela Editora Abril, em 1991. Foi uma edição de uma série chamada: Graphic Marvel. Esta edição, volume 10 para ser exato, faz parte da minha coleção de clássicos da Marvel, reunidos no que podíamos chamar na época de edição de luxo. Tenho as 17 edições lançadas, que sempre apresentavam grandes clássicos dos quadrinhos ou histórias fora da cronologia “normal”, para o ano. De pouco em pouco vou escrevendo sobre cada uma, depois quem quiser pode procurar e fazer o download, contudo sempre é melhor a mídia física. Nunca percam a oportunidade de ter sua coleção em papel, ainda mais quando temos a Panini lançando clássicos do passado toda hora. Fica a dica. 
Essa é minha versão!
Vou ficando por aqui. Antes tenho apenas um recado para algumas pessoas que estão me mandando emails. Realmente vocês têm razão, quando dizem que não escrevo sobre livros tanto quanto quadrinhos. Os quadrinhos que posto aqui são clássicos de um tempo “tão tão distante”. Alguns desses quadrinhos dificilmente serão relançados e acho que é muito interessante para as pessoas que me acompanham, saberem um pouco de histórias boas que de outra forma não iriam conhecer. Com o nome e uma sinopse da obra, poderão procurar downloads, caso houver interesse. Vou postar sobre livros também, é só ter um pouco de paciência, OK? Obrigado pela atenção. Abraços.

OBS: a primeira frase deste post é uma espécie de spoiler! Ou não! Leia e descubra...

Nenhum comentário:

Postar um comentário