sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Neuromancer... sem pílula!




What is Matrix??

Não amigos. Se vocês acham que esse post será sobre a famosa trilogia dos irmãos Wachowski, se enganaram redondamente. Irei falar sobre uma das mais famosas obras de cyberpunk que já foi escrita, inclusive foi esta obra que influenciou filmes e livros, por sinal influencia até hoje. Estou falando do clássico de Willian Gibson, Neuromancer. Este livro trás uma luz para todos os que são fãs de tecnologia e não abrem mão do lado mais policial de uma boa história. Li pela primeira vez a mais de 20 e tenho que confessar que até hoje, a história ainda me cativa. Temas futurísticos são muito difíceis de serem retratados e para deixar bem claro o que estou falando, basta ler qualquer livro do Asimov. Não é para qualquer um. Agora imagina trazer uma abordagem com uma cara tão diferente de tudo que já tínhamos visto até então? Isso é Neuromancer.

Willian Gibson nasceu em 1948, nos EUA e entre suas enormes contribuições para a literatura, está o termo “Cyberspace”, que foi apresentado pela primeira vez no conto Burning Chrome (que só pude ler mil anos depois de ter lido Neuromancer, afinal na época que eu li, não existia Google ainda...). Na época que ele escreveu Neuromancer, ainda não se sonhava que a era da informação viria a se tornar o que é hoje. Portanto nesse contexto, ele foi um grande pioneiro, ainda mais quando levamos em conta que o mundo cibernético de Gibson é uma realidade para todos nós. Não uma realidade literal, entretanto podemos dizer sem medo de ser redundante, que não é uma realidade literal ainda. É um dos mais conhecidos escritores de ficção científica no mundo e sua obra serviu de influência para muitos autores. Inclusive, uma curiosidade agora, Gibson chegou a escrever 2 episódios para a famosa série de TV X-Files (Arquivo X), além do primeiro roteiro de Alien 3. E escreveu o roteiro do filme Johnny Mnemonic. Sobre esse filme, prefiro nem falar.

Sobre Neuromancer, um pequeno resumo sem spoilers. Nosso personagem principal se chama Case e ele é um hacker, o que por si só já é suficiente para cativar qualquer público. Na história, ele é um ex-hacker ou cowboy, essa é a definição de hacker na história. Ele entrava na web/rede e vazia serviços por dinheiro. Até que, em uma tentativa de roubar um determinado empregador, foi pego e envenenado com uma neurotoxina que afeta seu sistema neural. Ele se plugava na web/rede através de conectores na cabeça e com seu sistema neural comprometido, não poderia mais trabalhar.  Na busca por cura, ele acaba por encontrar os outros personagens da trama, como Molly, Armintage, Wintermute e meio que acaba se metendo em uma trama que é muito maior do que ele poderia imaginar. Que acha que Matrix era original, definitivamente tem que ler esse livro. Existe também os quadrinho de Neuromancer. Comprei  e acho que vale o esforço. Contudo depois de ler o livro, a experiência não é a mesma.

Bem amigos, vou ficando por aqui. Já tem um tempo, eu escrevi um post sobre Shadowrun, um grande RPG que também tem uma trilogia de livros, fora os jogos de videogames. Para vocês verem o quanto essa obra vai longe. Tenho que dizer que, um novo jogo de Shadowrun já está no mercado. Então além da dica de leitura, indico de olhos fechados esse jogo. Quem puder comprar, compre que é muito 10. Meu irmão Black Kamen Rider foi o primeiro lá de casa a zerar Shadowrun para SNES, então está mais do que na hora de eu passar a frente dele e zerar este jogo de computador antes dele. Obrigado pela atenção. Abraços.

Novo jogo de Shadowrun: Shadowrun Returns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário