terça-feira, 20 de agosto de 2013

Antes de Watchmen: Rorschach!

Que mundo vivemos??
Mais um livro da série Antes de Watchmen e dessa vez sobre o meu personagem predileto: Rorschach. Meu irmão leu antes de mim e me disse que até agora, o livro que mais gostou, foi o do Coruja. Eu pessoalmente gostei mais da Espectral. Estava cheio de expectativas sobre o livro do Rorschach, ainda mais por se tratar do meu personagem favorito do quadrinho original de Alan Moore. Não me decepcionei nem um pouco. Ele está lá exatamente como eu achei que estaria e ao ver o nome de Brian Azzarello na capa, foi a certeza que eu precisava para saber que está seria a melhor. Para quem não sabe, Brian Azzarello é um grande roteirista de quadrinhos. Brilha em todo que faz. Já escreveu sobre o Batman, brilhou com Hellblazer e alcançou o estrelato supremo com 100 Balas, série de quadrinhos adultos da Vertigo (selo adulto da DC). E para minha surpresa, também vai escrever sobre o comediante. A vida é bela sometimes!
Sobre este quadrinho, o que vemos é um Rorschach um tanto verde, violento, porém nada descontrolado. Sua vida ainda não havia mudado de forma definitiva ao ponto dele simplesmente abandonar Walter Kovacs e ser apenas Rorschach. No decorrer da trama, todos vão sentido que lá no fundo, Walter quer se enturmar ou pelo menos fazer parte do mundo. E sua maior decepção é saber que não é e nunca vai ser parte da massa ou pior, jamais poderia fazer parte da massa, pois sua função é ser temido e odiado. Um predador entre os predadores, como a sobre capa da revista estampa. Gostei de ver como é o cotidiano de Walter Kovacs, e gostei de ver o modus operandi de Rorschach. O que Alan Moore deixou bem claro e Brian Azzarello deixou mais ainda, é que Walter Kovacs é um ser humano muito inteligente. Sua maneira particular de ver a vida não o deixa ser tudo que poderia ser, simplesmente o empurra para aquilo que precisa ser, levando em conta o mundo que vive (que de certa forma não é tão diferente do nosso!), quem calçaria seus sapatos?
Quando eu fiz meu post sobre Watchmen, escrevi o motivo do personagem de Rorschach ser tão impressionante. Escrevi que ele é humano na raiz do que isso significa. O que Rorschach faz não é vingança e nem justiça, é simplesmente o que tem que ser feito, ainda que o que ele faz seja ilegal ou não seja muito bonito de se ver. Perdão por essa última frase que faz referência ao canadense mais famoso do mundo, entretanto sem comparações entre Walter e Logan. Walter não é um mutante ou tem garras de adamantium ou fator de cura. Não tem sentidos aguçados, nem um instinto assassino. Ele não luta pela humanidade, nem por si mesmo. Rorschach é como um exterminador de pragas, daqueles que são chamados para acabar com infestações. Por melhor que o trabalho do exterminador possa ser, lá no fundo sabe que nunca vai acabar com todas as pragas. Na verdade ele faz o que pode e destrói quantas puder. 
Depois de ler o livro de Rorschach, fico agora mais do que esperançoso pelo livro do comediante. O que será que Brian Azzarello preparou para o psicopata mais famoso do mundo dos quadrinhos? O Comediante é o cara! Vamos ver. Bem amigos, vou ficando por aqui. Como está série ainda está fresquinha nas bancas e nas melhores livrarias do ramo, podemos comprar sem medo de ser feliz. Vou deixar aqui embaixo o link para o Senhor Saraiva, e caso a galera se empolgue e queira conhecer um pouco mais sobre Brian Azzarello, muitos quadrinhos deles podem ser achados diretamente no site da Panini e na toda poderosa Comix. Links também ai embaixo. Muito obrigado pela atenção. Abraços.





Nenhum comentário:

Postar um comentário