segunda-feira, 1 de abril de 2013

Gunnm - Hyper Future Vision.

                                         
Quem conhece Mad Max??
Para aqueles que não são viciados em cinema clássico, talvez a ideia de Mad Max pareça ser um pouco ultrapassada. Mundo pós-apocalíptico, porém sem Zumbis. Para os padrões de hoje uma coisa meio que absurda. De uns tempos para cá, tudo é zumbi...  Mas no mundo de Mad Max, o grande vilão é a radiação. Então, a coisa é um tantinho mais realista por conta disso. Alias, lembre-se que é um filme muito antigo. E naquela época, todo mundo morria de medo da ameaça nuclear. Enfim, no mundo de Gunnm, temos algo semelhante ao que vemos em Mad Max, só que com aspectos futurísticos. Cyborgs convivem com os seres humanos normalmente, porém alguns não são meio-máquinas por opção. O mundo é muito violento e é relativamente fácil perder uma ou mais partes do corpo. Resumo, a vida é difícil. E bem acima de  todos, flutua a cidade utópica chamada Zalém. O maior segredo da série é justamente o que é, como é Zalém.
A lateral das revistas, formam uma imagem da personagem Gally!!!
                                         
Tudo começa quando o engenheiro cibernético chamado Daisuke Ido, encontra os restos de uma ciborg. Decide então consertar o ciborg e sua idéia inicial, é criar como “filha”. Batizada de Gally, nome do gato falecido de Ido, o ciborg recém consertado não tem memória. No entanto, pouco a pouco vai descobrindo coisas do seu passado, como por exemplo, uma estranha habilidade para lutar. A história de Ido e Gally, inevitavelmente os levaram até Zalém e lá saberemos não apenas do passado de Gally, como do passado de Ido.
                                     
Com personagens bem carismáticos e história que prende o leitor, Gunnm é a típica história Cyberpunk futurista que é muito popular no Japão. Yukito Kishiro construiu um mundo muito amplo, com vários personagens que entram e saem da trama, construindo não apenas uma história, mas uma jornada. Não é segredo que sou muito fã de quadrinhos japoneses, apesar de ser bem seleto no que leio. Não é qualquer mangá que me chama atenção, e nem todos tem a história boa o suficiente para isso. Entretanto eu tiro o chapéu, quando encontro histórias bem escritas, e que trazem referências de grandes clássicos do gênero proposto. Por exemplo, quando você lê Gunnm, e se você for um bom nerd fã de cyberpunk, reconhecerá algumas referências ao Mestre Willian Gibson, o maior de todos os autores desse gênero. Não tem como não “pescar” referências de Neuromancer, ainda mais na forma que a cidade sucata é construída. Pelo amor de Deus, Neuromancer que me refiro é o livro, e não a porcaria daquele filme maldito com o Keanu Reeves.
Aqui no Brasil, foi publicada duas vezes. Da primeira vez, foi uma obra não licenciada, em 2002, publicada pela Opera Graphica e tinha apenas uma edição. Não a história completa. Não essa revista, todavia eu a li, pois minha cunhada a Japa, casada com meu irmão Chuck (aquele que comprou Eragon...), tem a porcaria. Em uma palavra: Terrível. Já em 2003, este mangá saiu de forma correta e foi publicado na íntegra pela JBC, em 18 edições. O dobro das edições lançadas no Japão. Capas de luxo e história completa, é essa versão que eu tenho. Se vocês gostam de sci-fi, adoram o tema cyberpunk, esse mangá tem tudo para agradar. Não tenho como deixar onde comprar essas edições. Só colecionadores ainda tem para vender e acho que no ebay e Mercado Livre, quem sabe vocês consigam achar. Por outro lado, se vocês não se importam em ler de forma digital, é relativamente fácil achar versões para download. Vou ficando por aqui. Espero que tenham gostado da dica, obrigado pela atenção. Abraços.
         

PS: Este mangá possui um OVA, que é até bonzinho (apesar de, como sempre, eu preferir o quadrinho!!!). Vou deixar um link do youtube para quem quiser conhecer.

16 comentários:

  1. bom dia afonso! bom encontrei o seu blog pois estava procurando pela manga gunnm hiper future vision. Bom lendo o seu post vi que o senhor possui todas as edições do manga e como tenho procurado por muito tem algum site que disponibilize o manga online eem portugues e nunca encontrei ne disponivel para download gostaria de pedir um favor! será que o senhor poderia disponibilizar para mim online ou algum link para download das versões do manga e que fosse 100 mb o maximo o arquivo para eu baixar pois na net não se encontra o mesmo para baixar. Olhe pode ser por torrent o manga e até mesmo tirando por com um camera de celular de baixa qualidade poderia ser possivel? olhe a resposta me mande pelo meu e-mail: adrianomarcelino2004@ig.com.br! olhe obrigado pela sua atenção e aguardo ansioso pela sua resposta, seja ela boa ou ruim ok! um bom dia Afonso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala irmão, seguinte brother...minha versão é em mídia física mesmo. Não tenho a versão digital, porém estou pensando em digitalizar sim. Não tenho como fazer para agora, pois como já disse no meu perfil, sou professor e não tenho tanto tempo disponível. Entretanto, um dos meus seguidores do blog, tem versão digital em português de Portugal (PT-PT). Vou entrar em contato com ele e assim que tiver uma resposta vou ver se consigo para você Beleza? Abraço.

      Excluir
  2. ok afonso! aguardando brother. Mas uma pergunta o portugues de portugal não serial muito diferente do portugues do brasil? ou dá para entender trandquilo o mangá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não amigo Pt-Pt é de boa. Quando tiver a parada te aviso por aqui.

      Excluir
  3. oi afonso quando ficar disponivel o download vc me envie a mensagem para baixar

    ResponderExcluir
  4. oi afonso conseguiu contactar o rapaz que possui o mangá gunnm hiper future fusion?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha brother ele me deu um link que só abre pelo TOR...eu fui lá e tal, usei o TOR e conferi, o link existe só que não tive coragem de baixar coisas da Deep Web (ainda mais que na descrição estava apontando apenas 5 downs feitos!!!) entendeu? Eu quero digitalizar a minha coleção só me falta a droga do scanner hehehe...agora seguinte, se você quiser tentar baixar da Deep usando o TOR eu te passo o link direto para o seu mail...só tem cuidado por lá que Deep Web é brabo. Usa uma rede com firewall bom e tantos shields você puder pagar. Abraço

      Excluir
  5. bom dia Afonso! bom a Deep Web realete é perigoso eu já ouvi falar. Bom afonso o que posso fazer é esperar vc digitalizar os mangas porque pela deep não dá ok!

    ResponderExcluir
  6. oi afonso! E aí tudo beleza!! Conseguiu digitalizar a sua coleção de revista mangá gunnm?

    ResponderExcluir
  7. Consegui... fiz um teste com a primeira edição. Ficou meio esquisito. Não sou profissional da digitalização. Assim que eu upar eu vou te mandar o link aí você vê e me diz se está decente o suficiente.

    ResponderExcluir
  8. boa tarde Afonso! Bom eu fui no link que vc passou, mas as edições se referem ao mangá gunnm lost order e não gunnm hiper future vison. Baixei uma, mas ela fala do last order!eu queria a que fala nessa pagina!ok!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha a 1º raríssima edição em mangá .....pena que quando fui pra santos me roubaram :(

      Excluir
  9. Estava com esse mangá anotado pra procurar há muitos anos e agora resolvi procurar.

    Muito bom, aumento mais ainda a vontade de comprar o mangá!!! *o*

    ResponderExcluir
  10. Pra quem Quiser, Aqui ta o Link de uma Scan que Esta Fazendo ele em Português...

    http://ani-scans.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir