terça-feira, 30 de abril de 2013

Batman: Arkham Asylum [game on]


           

Who are you?
I’m Batman.

Sim amigos do post. Outro post com o Homem Morcego. Só que dessa vez, temos um belo game que saiu para o PS3, PC e para XBOX. Podemos dizer que é um jogo de ação, sendo que possui alguns elementos Stealth. Este jogo é em primeira pessoa e foi uma grande revolução na época que foi lançado. Este incrível jogo, chegou aqui nas Américas em agosto de 2009 e sua versão para PC, que por sinal é a que eu tenho, chegou em setembro de 2009. A história por si só é bem elementar, ainda mais quando se conhece a mitologia do Batman. O Coringa, em mais um dos seus planos, envolve todos os detentos do Arkham e testa o Cavaleiro das Trevas. O que ele pretende mesmo, é criar um verdadeiro exército de Banes. E é claro que Batman não vai deixar.

        

As vozes desse jogo são um show a parte. Foram usadas as mesmas vozes que ouvimos no Universo DC Animated ou seja, estão presentes Kevin Conroy (as Batman), Mark Hamill (as Joker) e Arleen Sorkin (as Harley Quinn). Detalhe, este Mark Hamill é o mesmo Mark Hamill de Star Wars IV, V e VI. Sim amigos, a voz do Coringa é do nosso amigo Luke Skywalker. Quer jogo mais nerd que esse? Como já disse, é um jogo em terceira pessoa e como tal, a mecânica de luta foi muito bem trabalhada. Inclusive é bem bacana quando se joga e tem a nossa disposição aquele arsenal de gadgets do Batman. É quase um sonho de criança!!!. A experiência que o jogo proporciona, é bem fiel ao que sempre imaginamos quando lemos o quadrinho ou quando assistimos o desenho.

    

Sobre a jogabilidade, esse jogo teve uma aceitação excelente e foi muito elogiado pela crítica especializada. Entre os vários prémios que este jogo ganhou, vou dar destaque para game do ano, sem dúvida mais do que merecido. Em maio de 2010, foi lançado a versão especial “Game do Ano”, que trazia entre outras coisas, 4 novos mapas e a possibilidade de ser jogado em 3D. Claro que ainda em 2009, foi anunciado a continuação do jogo, Batman: Arkham City. Sobre o visual do jogo, acho que é primorosa e claro que tudo é bem gótico, escuro, bem ao estilo do Batman, porém todo o cenário é rico em detalhes. Dou uma ênfase para a visão “detetive”, que pode ser ativada para enxergar melhor no escuro e ter acesso a certas coisas que não vemos no modo de visão normal. Os combos são muito bem feitos e não deixam nada a dever, em se tratando de um personagem que é, para todos os efeitos, o maior combatente marcial do mundo. Claro que levou um cacete da Shiva (nos quadrinhos claro!!), mas deixa quieto. Para um cara que já deu porrada no Superman, o que é levar um cascudo da Shiva?

 

Esse jogo é bom de todas as formas possíveis, e a versão “Game of the Year”, existe um mode chamado “Play as the Joker”. Não sei se para XBOX é possível utilizar essa opção. Mas no caso do PS3, se você baixar uma ferramenta pela PSN, você pode realizar missions na pele do palhaço mais famoso de todos os tempos. Não vou dar spoilers sobre o game, entretanto é mais ou menos isso: Joker tenta invadir o gabinete do prefeito de Gotham e batman o captura e o leva para o Arkham. O asilo está meio que lotado, devido a um recente incêndio na prisão de Blackgate, afinal uma grande quantidade de bandidos “normais”, estão lá de forma temporária. Entre esses tais bandidos “normais”, estão alguns membros da gang do Coringa. Quando Batman está escoltando o Coringa até seus “aposentos”, Harley Quin  toma o asilo e permite que o Coringa fuja e assuma o controle da instituição. O resto, como diria Zangado, você vai ter que jogar.

  

Neste jogo, além de uma ótima diversão, vamos encontrar uma quantidade alta de personagens do universo de Batman, alguns com participação essencial. Estou falando de Bane, Hera Venenosa, Duas-Caras, Scarface, Charada, Espantalho, entre outros. Se você quer aventura, muitas lutas épicas, vilões na medida certa, usar os gadgets do Batman e dar uma porrada no Coringa, esse é o jogo. Vale dizer também que, é um bom jogo para quem é fã dos quadrinhos. As referências aos quadrinhos são bem sutis, todavia estão lá e valem muito a pena procurar. Vou ficando por aqui e vou deixar o site do Senhor Saraiva, que vende esse jogo tanto para PS3 quanto para XBOX e deixo também um gameplay, para aqueles que quiserem dar uma olhada. Agradeço a atenção. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário