segunda-feira, 22 de abril de 2013

SANDMAN apresenta: As Fúrias.


                         

Já se encheram de mitologia ??

Espero que não, pois aqui está uma baita graphic novel. As Fúrias é uma obra muito boa, no que diz respeito ao mundo de SANDMAN e melhor ainda para quem ama mitologia. Escrita por Mike Carey, uma brother que já brilhou em Lúcifer e Hellblazer, e desenhada por John Bolton (Livros da magia, depois dessa eu disse tudo!!!), esta obra te conquista de imediato. Seja com os estilos de desenhos, que lembram pintura, seja pela trama perfeitamente costurada, não pode faltar na coleção de qualquer bom amante de quadrinhos de qualidade. Não é segredo para ninguém, o quanto eu adoro qualquer coisa do universo de SANDMAN e o mais interessante, é que toda hora tem novidade boa. Quando você se envolve nesse “mundo”, você sempre está sujeito a ser surpreendido.


Vamos ao básico. O que são As Fúrias? De acordo com pesquisas e vários livros que já li, Fúrias são também chamadas de Erínias; são a personificação da vingança. Na versão de Ésquilo, elas são filhas da Deusa Nix, e são 3. Nesta versão, elas são as encarregadas de punir e habitam o Tártaro. Temos portanto:

    a) Alecto, a implacável: segundo a versão de Ésquilo, Alecto está sempre com raiva e está encarregada de castigar os mortais que cometeram delitos como ira, cólera, sobreba, etc. Se não me engano, Alecto faz o mesmo que a Deusa Nêmesis, sendo que Nêmesis, interage com os Deuses.

    b) Magaira: novamente, segundo Ésquilo, Magaira é a personificação do rancor, da inveja, cobiça,etc. Esta, é aquela que grita nos ouvidos do pobre coitado que está sendo punido. Detalhe, grita ininterruptamente.

        c) Tisífone: esta é a que cuida dos piores criminosos, como os assassinos.

Essas entidades vivem pelos “arredores” do Olimpo e segundo consta, não devem obediência a Zeus. Realmente, tudo haver com SANDMAN. A representação das Erínias, é sempre como mulheres aladas, e terrivelmente feias. Monstruosas na verdade. De seus olhos negros escorrem sangue e seus cabelos são serpentes trançadas. Coisa linda né?

  

Sobre está obra, o que posso dizer é que, é para poucos. Se você é um novo leitor de quadrinhos, claro que vai entender As Fúrias e vai amar. Porém se você é um leitor antigo, ou seja, viveu a era de ouro dos quadrinhos, sua experiência será muito melhor. Você vai lembrar de Fúria, uma das integrantes da Corporação Infinito. Hypólita Trevor era filha da mulher maravilha da Terra 2, e depois de Crise das Infinitas Terras (sei que vai haver cobrança, então antes de mais nada, estou preparando um mega post sobre Crise, quem viver verá!!!), teve sua origem revista. Agora Lyta Trevor é filha de Helena Kosmatos e foi casada com Hector Hall (recentemente foi hospedeiro do Sr. Destino). E seu filho é, simplesmente, a nova encarnação de Morpheus.

  

Como uma pequena sinopse, eu poderia dizer que: após perder seu filho, Daniel, em circunstâncias misteriosas, Lyta Hal tem vagado pelo mundo, vivendo sem sentido e sem propósito. Massacrada pela dor da perda, simplesmente não consegue superar e seguir com sua vida. Quando Lyta Hall se vê envolvida com uma companhia de teatro, Lyta revisita seu passado, tendo novas emoções e tendo outras interpretações de seu próprio passado. Ao mesmo tempo, uma entidade ameaça acabar com sua já desgraçada vida. Se você ama mitologia, seja esta de qualquer tipo; adora uma boa trama; acredita que o passado não some, porém pode ser reinterpretado; e o mais importante, se você é muito fã de tudo que tem haver com SANDMAN, está é a sua revista. O curioso é que quando foi lançada no Brasil, esta obra trazia spoilers do que ainda estava por ser publicado ou republicado aqui. Só para os nerds que acompanham o Pyrenteau Nerd Space, digo que todas as histórias de SANDMAN, já foram concluídas pela CONRAD e na época estava em curso pela PANINI. Dica: Prefiram a versão da PANINI. Vou ficando por aqui. Obrigado pela atenção e, como sempre, deixo o link da PANINI COMICS para aqueles que se sentirem tentados a comprar As Fúrias. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário