quarta-feira, 24 de abril de 2013

Michael Crichton: um bom autor.


                           

Quem gosta de ler??

Dessa vez em vez de falar de livros e quadrinhos que eu li, vou escrever sobre um escritor. Michael Crichton está na minha lista de escritores que gosto. Desde já, aviso que não é meu escritor predileto. Como todos que me acompanham aqui já estão carecas de saber, meu gênero predileto é fantasy, portanto por simples questão de obviedade, Tolkien é meu escritor predileto, seguido de C. S. Lewis e muito bem acompanhado, pelo senhor G. R. R. Martin. Estou falando de escritores não nacionais. Se os escritores nacionais entrassem na lista, tenho que falar da Roberta Spindler e Oriana Comesanha. São as melhores do gênero fantasy atualmente, e não sou só eu que digo não! A grande blogueira e escritora de mão cheia Gleice Couto, do blog Murmúrios Pessoais, que está na minha lista de amigos do blog por sinal, a esquerda do post, também acha essa dupla incrível. Mas não é do gênero fantasy que vou falar. Michael Crichton é um ótimo escritor, apesar de ser mais conhecido por livros que foram adaptados para o cinema. É sobre isso que vou falar.

                             

Existem filmes que são bons e outros nem tanto. Agora, quando você assiste a um filme, que foi baseado em um livro, claro que na maioria das vezes é uma grande decepção. Tem vezes que você até acha o filme “bonzinho”. Mas quando conhece o livro, tudo muda e não tem quem te faça ver o filme com os mesmos olhos. Sobre os livros de Michael Crichton é bem por aí. Para quem não sabe, ele escreveu Jurassic park. Foi um mega sucesso do cinema e teve até uma continuação, que por sinal ele também escreveu. The Lost World: Jurassic Park foi a continuação do aclamado Jurassic Park. Enfim, eu até achava o filme “bacaninha”, e lembre-se que Jurassic Park foi um filme de 1993. Neste ano eu ainda era um adolescente. Sua continuação, O mundo perdido, foi escrito em 1995 e virou filme em 1997. Esse filme eu não gostei. Quando li os livros, peguei ódio dos filmes. No entanto, como escritor, Michael Crichton me convenceu. Depois desses dois livros, li um mais antigo chamado “Devoradores de Mortos”, de 1976. E para minha grande surpresa, lá este filme virou filme também. Na adaptação para o cinema, o livro recebeu o nome de “O 13º Guerreiro”. Pelo amor de Tolkien, nem quero comentar sobre isso.

                                       

No entanto, em 1998, vi um filme chamado Esfera(Sphere) e para minha grande surpresa, descobri que o filme era baseado em um livro de Michael Crichton. Nem preciso dizer que fui atrás do tal livro e para minha surpresa again (outra para variar...), não achava em canto nenhum. Vejam bem amigos do blog, em 1998 não existia a internet como a conhecemos hoje no Brasil. Então achar um livro desses não era uma tarefa tão fácil assim. Na verdade, as livrarias e editoras não eram o que são hoje. Então, infelizmente tive que me contentar com o que vi nas telas. Verdade seja dita, o elenco ajudou. Dustin Hoffman e Samuel L. Jackson (pelo amor de Shakespeare!!), além de Peter Coyote, Liev Schreiber (Dentes-de-Sabres) e Sharon Stone. O filme não é ruim não. Vale a pena e eu até recomendo. Muitos anos depois, eu finalmente boto a mão em um exemplar de “Esfera” e aí vem o dilema: Será que este livro vai desgraçar a imagem de um filme que eu gostei? Por incrível que pareça, não. Dos livros que viraram filmes, este é o que teve a melhor adaptação. Claro que o livro é melhor, pois não dá para comparar a quantidade de informações em mídias tão diferentes. Contudo, o filme se aproxima do que é o livro. Bem verdade que este livro tem aspectos um tanto quanto "Lovecraftianos" se é que vocês me entendem. Depois dessa nem preciso falar mais nada, certo? Lovecraft é o Deus do terror, que outro gênero que gosto muito. 

                                       

O que quero dizer com esse post? Que gosto do autor Michael Crichton e pelo menos um livro teve uma adaptação bem decente. Porém vejam só, antes que eu termine, vou dizer uma coisa curiosa. O filme “Sol Nascente”, com Sean Connery (eterno 007), Harvey Keitel e Steve Buscemi, é um ótimo filme e também é baseado em um livro de Michael Crichton. Só que o livro em questão, eu particularmente não gostei. Para vocês verem. Amei o filme e não gostei do livro. De uma forma ou de outra, em se tratando de Michael Crichton tudo pode acontecer!!! Vou ficando por aqui amigos e a dica é: leiam Michael Crichton. É um ótimo autor e possui livros muitos bons, apesar de nem sempre os filmes baseados em seus livros serem tão bons. E a maior de todas as dicas: leiam “Esfera”. Para quem gosta de livros impressionantes, é uma excelente escolha. Recomendo o filme também, entretanto aconselho a primeiro ler o livro. Obrigado pela atenção e como sempre, deixo o link do grande Senhor Saraiva, para aqueles que quiserem adquirir livros de Michael Crichton. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário