quarta-feira, 17 de abril de 2013

Pokémon...o vício!

 
“-Prepare-se para encrenca...
 -Encrenca em dobro!
 -Para proteger o mundo da devastação.
 -Para proteger as pessoas de nossa nação.
 -Para denunciar os males da verdade e do amor.
 -Jesse...
 -James...
 -Equipe Rocket detonando na velocidade da luz!
 -Renda-se agora ou prepare-se para lutar!”
Quem nunca ouviu isso??
Sim amigos do blog, estou aqui para falar de Pokémon. A pedido de muitos pelo twitter, vamos lá. Primeiro queria dizer que conheci o jogo antes do anime. Nem todo mundo da minha geração pode conhecer o jogo, pois como já falei em outro post, não era para qualquer mortal ter um videogame portátil e poucos tinham. Joguei pela primeira vez no console de um amigo que estudava comigo. Alguns anos depois, eu tive um GB de acrílico transparente, que me arrependo muito de ter vendido e neste console, também cheguei a jogar Pokémon. Bons e velhos tempos.
Eu tive um igual a esse. Oh saudade...
Esta franquia teve início em 1996, bem no ano que minha filha nasceu, e de cara foi um sucesso no Japão. Não posso saber com exatidão tudo que já foi feito com a franquia, mas o que sei é que foram mais ou menos 43 jogos eletrônicos (que eu tenha conhecimento...), mangás e anime, que por sinal deve estar da 14ª ou 15ª temporada. Fora os brinquedos físicos e tudo mais. Acredito que depois de Mario Bros. está é a maior franquia da Nintendo. Por incrível que parece, esse jogo é de uma simplicidade que surpreende. O objetivo é você capturar monstros (daí o nome da parada...poke-mon, vem de pocket monsters!!), e lutar com eles. Os “bichinhos” são “treinados” e fazem parte de sua equipe. Com a ajuda deles, você vai capturando outros e por aí vai. E o mais importante...Pokémon é um RPG eletrônico. Este jogo foi inovador por muitos motivos. Primeiro motivo era a interação que ele oferecia, entre jogador e jogo. Depois, a partir de Pokémon Red, Blue e Green, com uma parada chamada game link, você podia conectar seu console com de outro amigo e trocar pokémons. Além de poder batalhar com ele. Claro que nem tudo era perfeito. Antes você tinha que ter um GB. E tinha que ter um estoque de pilhas, pois o bicho não tinha bateria recarregável. Essa geração de hoje nem imagina o que era a bateria da pilha acabar, um pouco antes de você pegar aquele Pokémon que queria tanto. Repito: bons e velhos tempos.
Quem não quer uma coleção dessas? Agora imagina ter tudo isso, em um lugar só...bentido emulador para PSP!!!
Joguei muito Pokémon e jogo até hoje, só que pelo emulador do PSP. E infelizmente, ainda não tenho o 3DS, para poder jogar as versões que saíram para DS (apesar de ter jogado no DS de amigos, contudo, nada melhor do que jogar em seu próprio console certo?). No entanto, as versões que saíram para GB color e GBA, eu tenho todas. Não terminei todos esses jogos por pura falta de tempo. Não são jogos muito difíceis, contudo se você quer platinar o bicho, vai ter que investir um pouco de tempo, ou quem sabe, muuuuuuuuuito tempo. Infelizmente, nunca poderei aproveitar tudo que os jogos de Pokémon podem oferecer, pois para isso, teria que ter consoles originais, como o GBA ou o GB st. Estes consoles possuíam integração com consoles de mesa como o N64 e até mesmo o Game Cube e Wii. Como nunca tive nenhum desses consoles, vou perder a chance de aproveitar 100% do que os jogos podem oferecer. Apesar disso, cheguei a jogar e muito, Pokemon Stadium I e II. Agradeço ao Alex Cabeção por isso, e ao Sapo, que tinham o N64.
                  
Sobre os filmes de Pokémon, sei que são 14. Não assisti todos, apenas os mais antigos. E confesso que gostei muito. Não podia deixar de ser, afinal como eu já disse antes, minha filha nasceu no ano que Pokémon foi criado e boa parte da infância dela foi assistindo os animes. Então graças ao fato de ser gamer e de ter uma criança pequena na época que houve o grande boom da série no Brasil, eu era quase um especialista de Pokémon. Conhecia um monte e jogava com eles. Então veio a fase Digimon e novamente lá vai Afonso Pyrenteau decorar um monte de nomes, e mais os nomes das respectivas evoluções, não esqueçam desse detalhe. Isso, entretanto, é uma outra história. Quem nunca jogou Pokémon, por favor jogue. É uma experiência boa e divertida, além de trazer um quê de saudosismo para os mais velhos e sentimentos retrô, para os mais novos. Dedico esse post à minha sobrinha Bulldoguinha, pois está entrando nesse mundo maravilhoso de Pokémon. E terei o privilégio de poder passar um pouco da minha experiência. Vou ficando por aqui. Vou deixar uns links de gameplay de Pokémon, para quem não conhece conhecer. Obrigado pela atenção. Abraços.


 

 

2 comentários:

  1. Fiquei surpresa ao saber que quando minha filha levou seu pikachu de pelúcia para a escola (ano passado) todas as crianças da sua classe piraram!! Elas não só conheciam mas tmb eram fãs da série. Impressionante como essa dupla "games e série de tv" fez com que Pokemon continuasse fazendo sucesso depois de mais de 16 anos! Eu também ainda sou fã, desde o GameBoy até hj no DS! Ah, e a Luiza já sabe o nome de vários pokemons, como chicorita, charmander, togepi entre outros, mesmo tendo apenas 2 aninhos rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. O pior é que esses jogos são um vício mesmo.Quando a gente começa não quer para!
    Quando a chegar meu 3DS, vou trocar um monte de Pokémons com a Mamá.

    ResponderExcluir