terça-feira, 10 de setembro de 2013

Shin Megami Tensei: Persona 3 Portable! When the night comes...



O que se esconde em uma escola quando a noite cai??
Atendendo a pedidos, e bota pedidos nisso, este post é sobre um clássico dos RPGs eletrônicos, Shin Megami Tensei: Persona 3 Portable. Sim amigos, eu joguei e conheço a franquia, entretanto admito que não joguei todos os jogos disponíveis. Conheci Shin Megami Tensei pelo PSP. Estava em um site gringo que falou maravilhas dessa franquia e fui conferir. Realmente muito bom e com uma jogabilidade e temática bem diferente do tradicional. Joguei o SMT e SMT 2: Innocent Sin, ambos para o PSP e achei bem interessante. Decidi escrever sobre o terceiro, pura e simplesmente por ser o melhor. Segundo alguns sites especializados, é um dos melhores jogos já lançados para a plataforma PSP e está no Hall da fama, como o melhor RPG já lançado para PSP. Não sei se concordo que é o melhor RPG, visto que sou tendencioso quando o assunto diz respeito a RPGs (Final Fantasy Fan Freak). After all, são anos e anos de jogatina. Podemos dizer então que, se Persona 3 não é o melhor para mim, com certeza é o segundo melhor para PSP.
Antes de mais nada, vale a pena dizer que, para quem nunca jogou outro jogo da franquia, não vai se sentir deslocado por isso. Você pode jogar SMT Persona 3 Portable normalmente, mesmo sem ter jogado os anteriores. Claro que a experiência é bem mais rica quando se tem referências, não canso de dizer. Visualmente o game é belíssimo. Na jogabilidade, as diferenças foram mais profundas, e isso é um elogio; o sistema de combates está melhor, a interação jogo/jogador está mais dinâmica, enredo caprichado, tudo nesse jogo agrada. A trilha sonora é um caso a parte. Poucos jogos conseguem traduzir o clima de suspense e em alguns casos até terror com tanta veracidade. E quando digo isso, não estou me referindo apenas ou terceiro. Todos os jogos de Shin Megami Tensei possuem trilha sonora espetacular. 
Sobre a história, como sempre, vou fazer um resumo sem dar spoilers. Como se trata de um jogo japonês, diria mais ainda, um jogo japonês para japoneses, então espere animações ao gosto dos OTAKUS. Os personagens lembram muito os clássicos personagens de animes. E o lugar onde se passa a história, não poderia ser outro senão uma escola. Sinceramente, não entendo essa fixação por colegiais. Porém...vamos lá. Você chega em uma escola nova e sabe que vai ter algumas dificuldades naturais. Fazer novos amigos, se enturmar, conhecer pessoas novas, o básico. Só que nem tudo são flores. Quando a noite cai (perdão pelo apelo cafona...), os habitantes da cidade onde você mora mergulha em um estado de sono profundo (nada que Alundra não conseguiria resolver, todavia isso é outra história ou melhor, outro jogo), sem sonhos e se tornam muito vulneráveis. Vulneráveis a que? 
Presenças malignas denominadas Shadows, dominam o Gekkoukan High School e caçam mentes, além de manipular a realidade de modo a transformar o colégio em um labirinto conhecido como Tartarus. Calma amigos, nem tudo está perdido. Alguns alunos especiais possuem alter egos conhecidos como Personas e é com a ajuda dessas entidades, que por sinal você pode invocar, os alunos combates os tais demônios citados acima. Logo no início de seu ano letivo em Gekkoukan, você já é recrutado para essa tarefa e se torna um membro do SEES (Special Extracurricular Execution Squad), líder de um grupo de pessoas com habilidades especiais (Just like you). Portanto, durante o dia você é apenas mais um estudante com os problemas e obrigações corriqueiras a adolescentes estudantes de sua idade. A noite você é o líder de um grupo que enfrenta perigos mortais, pelo bem maior! Be afraid when the Dark Hour comes!
Agora, olha que interessante: logo quando o jogo começar, você pode escolher o tipo de personagem que vais desenvolver. Quem já está acostumado com os RPGs eletrônicos, pode jogar com uma personagem experiente, com objetivos próprios e algumas funcionalidades extras, além de grau de dificuldade diferenciado. Ou você pode jogar com um personagem mais “inexperiente”, e ter outra interação com o jogo. A exemplo do que acontece nos jogos anteriores, as relações sociais no período escolar são muito importantes para o jogo. Quanto mais forte forem os laços entre os personagens, melhor será quando estes lutarem ao seu lado contra as Shadows; além de aumentar a quantidade de Personas que podem ser invocadas por você. 
Bem, vou ficando por aqui com esta dica de game, que apesar de ser um pouco difícil para o jogador casual, todo gamer deve conhecer esta franquia tão famosa e tão cultuada. É obrigatório na biblioteca de games de qualquer pessoa que tenha um PSP. Abaixo, vou deixar alguns vídeos de gameplays desse jogo e dos outros que já joguei. Muito obrigado pela atenção. Abraços. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário