segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Poder Supremo... heróis do mundo real!


Como seriam os heróis na vida real??
Definitivamente não seria como vemos atualmente nos quadrinhos. Quando Stan Lee, o maior gênio dos quadrinhos de todos os tempos, criou o Spiderman, não imaginava que a célebre frase “Grandes poderes, grandes responsabilidades” seria uma constante real. Agora, na prática, vamos combinar, nem todo mundo tem responsabilidade (herói ou não). Então, imagine só por um momento, o que seria um ser com poderes como o do Superman andado (ou voando) entre nós! Pergunta: onde um gorila de 300 quilos pode sentar? Resposta: onde ele quiser! É por aí amigos. Quem poderia segurar um cara como o Superman? Não estou falando “do Superman”, que tem a famosa fraqueza a Kriptonita, o segredo mais mal guardado do mundo. No famoso mundo da DC, o nosso amigo Kal-El pode ser vencido. Quer dizer, com muita dificuldade, porém a chance existe. Claro que Kal não joga pelas regras dos bandidos, pois caso ele jogasse, seria bem mais difícil mata-lo. Mas há uma chance. Agora, imagina deter o cara sem Kriptonita? Esse é o mundo de Poder Supremo.
Esqueça essa coisa chata de escoteiro azulão, cheio de não me toques. Esqueça uma criação cheia de moral e bons costumes de uma típica família do Kansas. Esqueça um ser super-poderoso cheio inseguranças, como medo de dizer “eu te amo” para a menina que está interessado. Ah não amigos. Em Poder Supremo, claro que os militares teriam rastreado um objeto entrando na atmosfera e no espaço aéreo dos EUA. Claro que esses militares jamais deixariam um casal simples criar o ser mais poderoso do mundo e claro que alguém com todo esse potencial destrutivo, seria usado como arma. Mentiras, tramas complexas, morte, violência, enfim, tudo que a gente espera (e conhece) no mundo real!
Tudo em Poder Supremo, foi feito para ser uma versão mais realista do que conhecemos por Liga da Justiça. E confesso que gostei mais dessa versão, mil vezes mais verossímil que a versão da DC. Todos os personagens são carismáticos e é impossível não imagina-los no nosso mundo “mundano”. Sim, eu disse personagens. Apesar de Hipérion ser o personagem principal, não é o único com poderes, afinal neste mundo também existem pessoas especiais. Só que a explicação para a existência de meta-humanos, é bem mais plausível. Impossível não reconhecer os ícones da DC, nesses novos personagens.
Nosso velho conhecido J. Michael Straczynski, uma grande estrela dos quadrinhos e outras mídias, é o grande responsável por Poder Supremo. E tenho que admitir que ele foi muito feliz em sua obra. É incrível a forma que a história flui e mais impressionante ainda, a forma que os personagens vão se humanizando, ao ponto do leitor se identificar com aquela situação teoricamente irreal. Poder Supremo é uma forma de trazer para “os meros mortais”, um pouco do gostinho do poder que adoramos ver por anos. De certa forma também é um pouco assustador, afinal não tenho certeza se eu gostaria de viver em um mundo onde pessoas tão poderosas andassem entre nós. Se tem uma coisa aprendi com Alan Moore foi isso: Who Watches the Watchmen? Ou pior, o que fazer para detê-los, caso necessário? Vira e mexe, essa questão é discutida. E sempre olhamos apenas o lado dos heróis, agora é fácil tomar partido dos heróis quando não temos a real noção do que são capazes. Esse é o tema real desta obra.
Sobre recomendações, o que posso dizer é que são as melhores possíveis. Acho que o principal diferencial desta obra é a ótica que os super-heróis são abordados. Eu simplesmente adorei a visão de Straczynski sobre isso. Achei única e muito realista. Afinal o mundo real não é uma coisa bonitinha e cheia de pudores. No mundo real, sabemos que coisas ruins acontecem e nem precisamos pesquisar muito para descobrir isso. No mundo real é muito difícil ter a real noção do certo ou errado, ainda mais quando a coisa não é uma decisão pessoal. Que lado tomar em um conflito? Precisamos tomar um lado? Leia e descubra. Vou ficando por aqui. Agradeço a atenção. Abraços.

PS: Não é fácil achar Poder Supremo em português, mas quem quiser dar uma olhada e ler em formato CBR, está embaixo o link!

Nenhum comentário:

Postar um comentário