terça-feira, 3 de setembro de 2013

Vikings by Vertigo... Sangue e suor, sem lágrimas!




Não tem nada haver com o 13º Guerreiro!!
Vikings é uma série do selo Vertigo, que pertence a DC comics e é voltada para o público adulto. E com toda razão. Diferente do que vemos na maioria das séries da Vertigo, que bebem um pouco na fonte de Sandman e buscam o oculto ou a fantasia, em Vikings é uma coisa mais para o lado da aventura, espada e magia. Só que sem magia. São histórias humanizadas e com forte apelo ao real. Não estou dizendo que as histórias são baseadas em fatos reais. Apenas que a temática da série leva-nos a crer que sim. É uma série bruta, no sentido das tragédias que apresenta e da própria trama em si. Gostei muito dela e confesso que depois de ler, fiquei um tanto decepcionado com o filme 13º Guerreiro, baseado na obra de Michael Crichton (que por sinal, não se chama 13º Guerreiro e sim Eaters of the Dead...não sei o motivo da mudança tão radical de título por aqui). Nesta obra da Vertigo, vemos Vikings reais e não cheios de fama ou fanáticos pela batalha. 
Em Vikings, não vamos ver apenas um herói, se é que dá para chamar de herói um viking! Digamos que os personagens ou protagonistas não são os mesmos. No primeiro arco de histórias, conhecemos Sven. Ele é um viking que se exilou e conheceu a guerra e as batalhas quando fazia parte da famosa Verangian Guard, no império Bizantino. Depois de muito tempo fora, resolve voltar as ilhas Orkney e assumir sua herança. O que não sabia era que não seria tão fácil assim. Suas terras haviam sido tomadas e não seriam devolvidas sem muito sangue ser derramando. Foi um ótimo início na minha humilde opinião, pois logo nessa primeira história já temos uma idéia do que nos espera. Tudo simples e bem escrito, arte incrível...muito bom!
Infelizmente, não foram muitas história que chegaram a ser lançadas aqui no Brasil. Não sei se o teor da série não agradou ou sei lá, a realidade é que não são muitas coisas para se ler. Claro que quando buscamos por scans de Vikings ou melhor, de Northlanders, achamos muito material. Boa parte do que li, são scans baixados da web. Entretanto, tudo que foi lançado sobre Vikings pela Vertigo eu comprei e gostei muito. É muito recomendado para os amantes de RPG. Esse post foi rapidinho, amanhã vou continuar a serei que estou fazendo sobre Before Watchmen, dessa vez com o volume 4, Dr. Manhantan. Vou deixar um link da comix, caso queiram ler algo sobre Vikings. Obrigado pela atenção. Abraços. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário