quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Chrono Trigger...Original Sound Track! Definitely Awesome!

Luz, câmera, música e ação!!
Sim, amigos! O assunto de hoje é música, mas não qualquer música; a música que eu me refiro são as trilhas sonoras dos games. Durante muito tempo, lá nos primórdios dos games, a música ou melhor, a trilha sonora, já embalava altas horas de jogatina nos bons e velhos tempos. Algumas trilhas de tão legais, ficavam na cabeça da gente gravadas a ferro em brasa. Ou seja, os produtores de games sempre focaram em oferecer uma boa música, como maior aliada na experiência de jogatina. Quando as plataformas para jogos se tornaram populares (a era dos videogames), obviamente as músicas seguiram a tendência e o capricho com as composições era mais do que evidente, era gritante. A trilha sonora fazia toda a diferença quando o jogo era de aventura, ou de corrida, ou puzzle, ou RPG. Nos acostumamos a reparar nas trilhas sonoras, tanto quanto já reparávamos nos gráficos.
Quando a era dos 16 bits chegou (a Era de Ouro dos videogames), verdadeiros clássicos surgiram, músicas que simplesmente fazem parte de toda uma cultura. Nos primeiros acordes, você já reconhece a famosa música de Super Mario World, e a SEGA, na época arqui-inimiga da Nintendo, tinha como seu carro chefe o jogo SONIC, que possuía uma trilha sonora tão boa quanto a que a Nintendo havia produzido para Mario. Nesta era dos 16 bits, o jogo era a trilha sonora e vice versa. Os jogos mais populares da época, os chamados Blockbusters dos jogos eletrônicos, como Street Fighter II, SONIC, Super Mario World, Top Gear, Final Fantasy IV (esse principalmente), F-ZERO, Zelda, entre outros, simplesmente  tinham uma trilha tão poderosa e bem feita, que se tornaram clássicos. E entre esses clássicos, o meu jogo predileto de todos os tempos.
Não é a primeira vez que falo deste jogo e provavelmente não será a última. Quem já me acompanha aqui a muito tempo, sabe que eu já uma centena de vezes que Chrono Trigger é e sempre será o jogo da minha vida. Não vou me estender com informações desse jogo, pois já fiz um post sobre ele (clique aqui), portanto vou me concentrar na trilha sonora dele. Como todo mundo sabe este jogo foi produzido pelo Dream Team do mundo dos games (Hironobu Sakagushi – produtor da franquia Final Fantasy, Yuji Horii – diretor de arte dos games de Dragon Quest, Akira Toriyama – criador do manga Dragon Ball, Kazuhiko Aoki – um dos maiores produtores de games do Japão, e Nobuo Uematsu – músico responsável pelas trilhas sonoras de Final Fantasy); com uma equipe dessa claro que o sucesso era garantido. E foi. A trilha sonora de Chrono Trigger é uma das mais famosas e reza a lenda, a melhor ever!
Realmente não tenho nem o que discordar, afinal sou tão apaixonado por esse OST, que tenho no smartphone, no MP3 player, tenho várias partituras dessas músicas e sei tocar algumas delas. Como eu disse, no que diz respeito a Chrono Trigger sou um “Fan Freak”. E não sou o único, pois de tempos em tempos, vídeos com OSTs de games famosos e mega cultuados aparecem pela rede. Alguns realmente conseguem brincar com os arranjos originais, de modo a colocar uma marca própria na música. Quando você faz isso com temas de um jogo super popular como Chrono Trigger, você tem que ter coragem. Além de muito talento, pois como Azaghal (o anão) disse certa vez: “Certas coisas não se pode mexer”. E realmente, muitos vídeos que eu já assisti com versões de músicas de Chrono Trigger, tiveram o esmero que mereciam. E agora com muito orgulho, posso dizer que um membro de minha família se une a esse seleto grupo de músicos. 
Ele está com um projeto musical baseado nas músicas de Chrono Trigger e seu vídeo está espetacular. Na sua releitura, podemos ver uma influência de jazz e primor em elementos como a bateria e o baixo, que está simplesmente demais. Enfim, dizem que uma imagem valem mais que mil palavras. Como o assunto é música, áudio-visual deve ser a bola da vez. Aqui no final do post, vou colocar o vídeo do meu primo e quem conhece, vai pirar; e quem não conhece vai querer conhecer, o maior jogo de todos os tempos! Obrigado pela atenção. Abraços.

PS: Quem puder e tiver conta no youtube, se inscreva no canal. Acesse esse vídeo e deixe nos comentários “Eu Quero Frog Theme”. Vamos explodir a caixa de email do meu primo.


E essa é a versão original, para galera ter uma ideia do arranjo que foi feito na versão acima...

Um comentário:

  1. Obrigada pelos esclarecimentos, feitos de forma didática e muito boa de ler. estou orgulhosa de você. Beijos. Célia Tavares

    ResponderExcluir