segunda-feira, 20 de maio de 2013

H. P. Lovecraft, o pai do horror!

Realmente, ele é a cara do Bluehand (entendedores entenderam!)

Dá para imaginar o medo de algo indescritível??

Não amigos, não dá. Se você consegue entender o conceito disso, então tenha cuidado, pois você está entrando ou começando a entender o inominável mundo de H. P. Lovecraft. Ele é simplesmente o maior de todos os escritores de horror de todos os tempos, e sua obra é influência de grandes mestres como Stephen King e Clive Barker. Howard Phillips Lovecraft nasceu em Providence (Rhode Island), em 20 de agosto de 1890 e morreu em 15 de março de 1937. Suas histórias são uma verdadeira lenda entre os fãs de literatura fantástica, bem como toda a mitologia em torno da de suas histórias. Conheci Lovecraft cedo, pois para os que não sabem, ele era um grande amigo de um grande ídolo meu: Robert E. Howard, ou como é mais conhecido, “criador de Conan, o Bárbaro”.

Quando comecei a ler quadrinhos, lá com meus 10 anos mais ou menos, eu comecei bem. Afinal, “Espada Selvagem de Conan” era uma ótima revista e uma ótima forma de uma garoto entrar no mundo fantástico. Conforme eu crescia, minha admiração por Robert E. Howard crescia também e comecei a procurar por livros dele. Em reportagens de revistas especializadas, fiquei sabendo de seu grande amigo H. P. Lovecraft. E assim nascia um fã do horror ou do horror fantástico ou do horror psicológico. Todos esses termos se aplicam a obra de Lovecraft. Sua maior criação foi o mito de Cthulhu, esse nome impronunciável que significava algo de não poderia ser narrado ou descrito. A ideia me fascinou e é claro que me cativou na hora. As histórias dele, tinham um “algo mais” que lembrava ficção científica, com magia e tudo que possa imaginar.

Muito tempo depois, já calejado e conhecendo bem Lovecraft, descobri o RPG de Call of Cthullhu e aí que a coisa virou algo profissional; a maneira de interpretar personagens que vão enlouquecendo no decorrer da trama, trás ao RPG uma nova visão e trás ao leitor uma nova perspectiva. Bons e velhos tempos de RPG. Agora para quem pensa que Lovecraft influenciou apenas a literatura, muitos músicos beberam nas fontes da loucura escrita de sua obra. Videogames, quadrinhos, não tem limite para sua influência e entre os nerds, ele é um verdadeiro herói. Não é tão fácil ter toda sua obra, porém para aqueles que, como eu, amam seus livros e contos e fazem questão de ter a maior parte deles em mídia física, podemos achar no Senhor Saraiva. Vou deixar o link aqui. Sei que muita gente não curte o gênero horror, entretanto sua obra transcende o horror e vai cativar aqueles que sabem apreciar uma obra que é excelente pela originalidade. Conheçam Lovecraft.


Bem amigos, vou ficando por aqui e espero ter motivado meus leitores a conhecer a obra de Lovecraft. E deixo aqui uma pequena homenagem. A leitura é muito importante na vida de uma pessoa, ainda mais se podemos dizer que o que lemos nos molda. Entretanto, conquistar o hábito da leitura não é algo fácil. Para isso precisamos de oportunidade e porque não dizer, inspiração. Eu tive ambos. Minha querida Tia Ruth, me apresentou Saint-Exupéry e teve a paciência de me explicar o que não podia aprender sozinho naquela época. Conheci Alexandre Dumas graças a ela também, afinal nada melhor do que pirar com as aventuras dos mosqueteiros mais famosos do mundo direto da fonte. E minha consciência política também vem dela, quem vocês acham que me apresentou George Orwell? Aprendi suas lições Tia Ruth. E nunca esqueço do seu livro de cabeceira. Obrigado. Você não me ensinou a ler, mas me ensinou o que ler. Obrigado pela atenção de todos. Abraços. 

4 comentários:

  1. Realmente sou um fascinado pela literatura de H. P, ele simplesmente definiu um mundo repleto de sombras e horrores noturnos que me fazem tremer sempre que durmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade. Quando eu era mais novo, meu grupo na época jogava GURPS Call of Cthulhu. Era muito doido, principalmente pelo motivo de, quanto mais experiência íamos recebendo, mais pontos de loucura. Atualmente, o grupo de RPG via skype que faço parte, está se programando para uma aventura de GURPS COC... assim que a gente terminar a aventura atual, que é Cyberpunk.

      Excluir
  2. meu blog http://paraqamalivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir