segunda-feira, 13 de maio de 2013

Hellblazer: City of Demons.



Constantine tem filhos??

Olá amigos do blog, estou aqui para mais um post sobre o mago mais canalha do mundo. Este personagem sempre tem excelentes histórias e é sempre uma grande honra, para qualquer roteirista, criar história para o maior de todos os títulos do selo Vertigo. Na verdade, depois de Constantine, o termo “quadrinhos adultos”, ganhou outro significado. Agora, não estou dizendo que não existiam quadrinhos com histórias de terror antes. Eu mesmo cheguei a ler alguns, a muito tempo atrás. Não eram grande coisa. Porém o tema é interessante e quando juntamos um bom roteiro, com uma boa arte, não tem como não dar certo. Lembro das histórias de Solomon Kane, que eu lia nas minhas revistas do Conan. Foram histórias muito bem cotadas e o personagem cresceu, tanto que naquela época (estou falando da década de 80, a era de ouro dos quadrinhos...), quando eu lia a seção de cartas de “Espada Selvagem de Conan”, muitas pessoas escreviam para dizer que amavam o personagem e achavam o máximo as histórias de terror, afinal Solomon Kane enfrentava o oculto. Bons tempos. Sem mais delongas, vamos ao mago inglês.


Publicada pela Panini em agosto de 2012, nessa história vemos Constantine enfrentando algumas consequências por ter sangue de demônio nas veias. Como todos sabem, nosso bom amigo John Constantine, tem sangue de demônio na veia. Especificamente, sangue de um demônio chamado Nergal. Nas primeiras edições de Hellblazer, quando Jamie Delano era o roteirista, conhecemos Constantine e vimos como era sua vida, o que o motiva e alguns esqueletos no armário. Sem dar spoilers, esse demônio (Nergal), tinha planos para John. Bem, na verdade o plano de Nergal era que John o ajudasse a impedir que determinadas pessoas, “criassem” um novo “salvador”. Claro que não deu muito certo, afinal quem tem poder para dobrar o mais canalha de todos os magos? Só que cada ação, produz uma reação. De mesma força e intensidade, entretanto com sentidos opostos. Newton nos ensinou e o pobre Constantine aprendeu da pior forma. Nesta sua briga com Nergal, claro que o mago levou a melhor, só que com uma pequena condição... Sangue de demônio nas veias. Esta viria a ser sua marca registrada. Como eu disse causa e consequência. E esta história se trata de uma das consequências.


Como vocês podem imaginar, uma pessoa com sangue de demônio nas veias, não é bem uma pessoa comum. E o que poucas pessoas podem imaginar, é que nos meios certos, com as pessoas certas, sangue de demônio pode ser usado para muitas coisas. Nada de bom, obviamente. Aqui nesta obra, vemos uma forma de utilização e o estrago que isso pode causar. O interessante desta história, é que abre um leque incrível de possibilidades a cerca do sangue especial de Constantine. Da mesma forma que nos leva a pensar o quanto John é real e verdadeiramente perigoso ou até poderoso, afinal nesta história o vemos utilizar sua maldição, como forma de salvação. Não é por menos que Hellblazer é uma das minhas séries prediletas ever, pois as possibilidades com o personagem são simplesmente infinitas. E como John não é exatamente um herói certinho, o nível de exploração de personalidade e atitudes na trama podem ser usadas das mais variadas formas. É mais uma ótima história de um personagem que é atemporal.

Para quem gosta de Constantine, tem uma imaginação fértil, gosta de ver um personagem ser explorado das mais variadas formas e não tem medo de hospitais (principalmente a noite), essa história é ideal. Escrita por Si Spencer, que já brilhou e muito em Books of Magic, e o maravilhoso Sean Murphy, artista que nos presenteou com uma ótima arte em Vampiro Americano: Seleção Natural (Já fiz um post sobre Vampiro Americano, é só procurar aqui a esquerda do vídeo...) além da série Joe, o Bárbaro. Ótima dica para fãs da série Hellblazer. Vou ficando por aqui, e claro deixo os links para o site da Panini Comics, caso vocês queiram comprar um excelente quadrinho. Obrigado pela atenção. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário