quinta-feira, 30 de maio de 2013

João das Fábulas! A fábula mais humana!


Qual o motivo das pessoas adorarem o João??


Já fiz um post sobre a maravilhosa série de quadrinhos do selo Vertigo chamada Fábulas e nesta série, existe um personagem que é tudo que um herói não pode ser. Sua única e exclusiva função, e ambição, é ficar rico e pegar todas as mulheres que puder. Sei que muitos vão dizer “quem não quer?”, agora é estranho um personagem assim fazer tanto sucesso em uma mídia como HQ. Quer dizer, temos nossos anti-herois prediletos, como John Constantine ou o LOBO. Mas no caso do João das Fábulas, suas trambicagens são tão humanas, que é quase impossível não se identificar com ele. Pode não ser o melhor personagem de Fábulas, ou o predileto, ou o mais esperto, ou o mais poderoso. Porém sem dúvida, é o mais humano. Para aqueles que não conhecem, conheçam João das Fábulas.


Claro que, como todo grande personagem, cresceu durante a história e nem seu criador, nem ninguém, podia adivinhar que teria um sucesso tão grande. Essa é uma das principais coisas que me fazem amar o universo dos quadrinhos. Somos surpreendidos toda hora. Nem sempre é uma coisa boa, entretanto quando tem que ser, sempre é. A ideia por trás de Fábulas é muito boa e une a fantasia clássica, com uma temática mais adulta. Tente imaginar todas aquelas história que conhecemos tão bem, só que interpretadas por pessoas de verdade, pessoas com sentimentos e ações humanas. Será que o príncipe encantado é tão encantado assim? Será que existe “felizes para sempre”? Será que o caçador realmente teria deixado a Branca de Neve fugir? Isso amigos é Fábulas.
E no meio de grandes estrelas dos contos de fadas, temos o João Horner. O trambiqueiro mais famoso do mundo. Só que de um jeito que vocês nunca virão. Por mais bem sucedido que ele possa ser (nos infinitos planos infalíveis), sempre dá um jeito de acabar na pior. Agora, verdade seja dita, João Horner não é nenhum desalmado. Quando precisa tomar a decisão certa, ele sempre toma, ou seja, não é um sujeito ruim. Lá no fundo (mas beeeeeeeeeeeeeeeeeeeem fundo mesmo), João das Fábulas é um bom cara. Além de suas histórias e aventuras pelo das Fábulas, vez ou outra vemos João aprontando no mundo dos mundanos. E é aí que minha colocação se faz mais presente; ele é a fábula mais humana que existe. E está solto no mundo (que Deus nos ajude...).
Depois de fugir com boa parte do tesouro do Barba Azul, e se tornar a fábula mais conhecida do mundo, e perder tudo e voltar a ficar na pior de novo, e ser capturado por um grupo de pessoas que tem a missão de “colecionar” todas as fábulas, e de fugir desse lugar, João se vê obrigado a sair pelo mundo, hora fugindo, hora fazendo besteira. E sua série de aventuras ou desventuras, é um verdadeiro sucesso. Mais do que recomendado para todos os fãs de quadrinhos e obrigatório para os fãs de Fábulas, suas histórias solo estão arrastando infinidade de seguidores. Claro que a Panini Comics, que teve a bondade de trazer a série para o Brasil, está publicando essas histórias sobre o João das Fábulas. Se você não conhece a estupenda obra de Bill Willinghan, corra atrás e faça a festa. Se você já a conhece, não perca a chance de continuar lendo e acompanhando a saga, ou epopeia, ou simplesmente a sequência de besteiras que o seu personagem mais humano apronta pelo mundo.



Bem amigos, vou terminando o post por aqui. Se por acaso vocês não conhecem Fábulas ainda, procurem aqui no blog (ou clique nos links espalhados pelo post, ou ainda clique aqui), que eu tenho um post dedicado a está série. E se vocês quiserem conhecer melhor João Horner, vou deixar o link da Panini para que possam comprar e se divertir com quadrinhos da melhor qualidade. Certa vez ouvindo um Nerdcast sobre contos de fábulas, um dos nerdcasters (se não me engano, o Eduardo Sphor- Escritor autor de “A Batalha do Apocalipse” e “Os Filhos do Éden”), falou que quem acha que contos de fábulas são para crianças, devia ler Fábulas. Faço minhas essas palavras. Muito obrigado pela atenção. E para aqueles que pedem mais livros, o próximo post será sobre uma série de livros que eu adoro. Abraços.


Nenhum comentário:

Postar um comentário