quarta-feira, 10 de julho de 2013

The Lost Vikings...puro vício!


Quem tem saudade do SNES??


Acredito que todos que viveram a época de ouro dos videogames. Quando para se ter um bom game, não era só uma cobrança absurda com relação aos gráficos, mas tinham outros fatores em questão e pincipalmente, os desenvolvedores tinham que ser criativos. Grandes clássicos foram produzidos nessa época. O meu predileto de todos os tempos ChronoTrigger, Rock and Roll Racing, Final Fantasy IV, Super Metroid, entre outros. E é sobre um desses clássicos que vou escrever agora. Um jogo futurista, com apelo nostálgico e com personagens muito carismáticos e engraçados. Imaginem o grau de criatividade necessário, para se produzir um jogo futurista onde os protagonistas são Vikings? Sim esse jogo existe e pode acreditar, é um dos melhores já produzidos para plataforma SNES.


Um jogo tão bom não poderia ter saído de outro lugar senão da Blizzard, que é bem conhecida por sucessos absolutos como as franquias Warcraft e Diablo. Foi lançado em 1992 para todos as plataformas possíveis. Meu contato inicial foi no console da Nintendo (hoje jogo no smartphone e PSP), apesar de todo mundo dizer que na versão do Megadrive, o jogo é mais colorido. Detalhes a parte, foi um grande sucesso e com sua jogabilidade bem diferente do comum, arrebatou fãs por onde passou. Claro que depois, outras plataformas foram beneficiadas, como o GBA. Existe um versão 32 bits para The Lost Vikings, lançada para Sega Saturn e PS1, entretanto nunca joguei. Sei que a Blizzard não esteve envolvida com o projto e sei também, que as críticas para esse jogo foram as piores possíveis. Polêmicas de lado, em 1997 este incrível jogo ganhou uma continuação, para SNES (não sei se saiu para Megadrive...). Joguei a versão para SNES de The Lost Vikings II e é tão boa quanto a pimeira. Como eu disse, bons tempos!


A história é bem simples. Eles foram sequestrados, por um imperador alienígena chamado Tomator, de Croutonian para serem expostos em uma espécie de zoológico. A meta deles é voltar para casa e para isso, irão passar por várias armadilhas e outros perigos, que inclusive se passam em períodos ou eras diferentes. Enredo simples e diversão 100%. Você joga com os 3 vikings ao mesmo tempo e não se engane, todos os 3 são especificamente necessários, pois cada um deles possui uma habilidade, e é essa habilidade que faz a diferença na hora de passar as fases. Erik é o corredor e o único que pula, além de dar cabeçadas em determinados lugares, abrindo caminhos. Baleog tem as armas. Usa a espada para matar inimigos ou seu arco para acerta-los de longe. O arco pode ser usado para acionar interruptores a distância. Por fim temos Olaf, o gordão com o escudo. Tem como principal finalidade proteger seus amigos e em alguns casos, usar o escudo para planar, caindo de grandes alturas com segurança. A onda é, usar essas habilidades de modo a resolver os puzzles que o jogo apresenta. Simples, original e totalmente viciante.



Realmente, quem puder jogue. Um verdadeiro clássico da era 16 bits. Uma curiosidade, que talvez muitos já devam saber, é que alguns desses personagens são easter eggs em outros jogos da Blizzard. Olef, por exemplo, é um personagem desbloqueável em Rock and Roll Racing. E neste mesmo jogo, Baleog aparece em outdoor quando a corrida se passa no planeta Bogmire. Graças às tecnologias de hoje, não é mais uma dificuldade conseguir uma cópia desse jogo para desfrutar esse clássico. Seja no PC, nos consoles ou no smartphone, é relativamente fácil ter esse jogo, então este humilde blogueiro recomenda de olhos fechados. Vou ficando por aqui. Agradeço a atenção de quem me acompanha, um muito obrigado sincero. Deixo um video aí embaixo, para quem quiser dar uma conferida no jogo. Abraços.




Nenhum comentário:

Postar um comentário