quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Final Fantasy IV: The Complete Collection!

Come to the Dark Side!!
Ou não. E aqui estou mais uma vez para escrver um pouco sobre a minha franquia favorite novamente. Dessa vez o jogo em questão está na minha top 5, que por sinal publiquei ontem; Final Fantasy IV, o segundo lugar da minha lista de 5 jogos. Agora o que tem de tão especial nesse jogo? Afinal não sou o único a dizer que FF IV está entre os preferidos da maioria dos gamers. Qual o motivo de tanta paixão? Começa pela trilha sonora, que é na minha humilde opinião, a mais bela trilha de todos os jogos da franquia. E a historia cativante, que faz jus ao termo fantasy. Foi publicado para SNES em 1991 pela Square, a atual Square-Enix, sendo um grande sucesso, como qualquer jogo dessa franquia. Curiosamente, nos EUA esse jogo recebeu o título de FF II. Acontece que, por lá o jogo Final Fantasy já havia sido lançado, só que FF II e FF III só foram lançados no Japão. Daí quando FF IV chegou para os EUA, ele se chamava FF II. Não tive a oportunidade de jogar essa versão do SNES. Se nos EUA era difícil, imagine para cá!
Ainda bem que posteriormente este jogo saiu para várias plataformas (SNES, GBA, PSX, PSP e NDS). A versão do GBA eu cheguei a jogar, mas não pude terminar o jogo. Meu contato real com esse clássico, se deu pelo meu PSP, que como já disse várias vezes, é um dos meus consoles favoritos de todos os tempos, por contada sua portabilidade. Primeiro joguei com emuladores, depois com a belíssima versão Final Fantasy IV: The Complete Collection, por sinal é dessa versão que estou falando, pois foi essa a versão que eu terminei. Alias, não é apenas um jogo que essa versão possui, são 3 jogos no total: FF IV After Years (se passa depois do que vimos em FF IV) e FF Interlude (a aventura se passa entre esses dois jogos). Não podemos esquecer da música e dos gráficos melhorados. Realmente é um presente para fã. Nada mais justo para um jogo que é considerado pela mídia especializada, o primeiro RPG eletrônico a trazer uma trama mais complexa, com uma dramaticidade nunca vista até o momento em videogames; foi nesse jogo também que o Active Battle System foi inaugurado na franquia.
Vamos a história, sem spoilers. O mundo em questão é o Blue Planet, que para efeito de conversa vamos deixar assim mesmo. Temos basicamente a galera da superfície (humanos) e a galera do submundo (Dwarves). Existe também uma lua artificial onde vivem os Lunarians; eles criaram essa lua e por lá ficaram, “descansando” até o momento que acharem conveniente coexistir com os humanos. No jogo identificamos lumarians pela marca de lua na testa. Temos um total de 12 personagens que podem ser controlados, entretanto apenas 5 podem ser usados por equipe, que por sinal muda no decorrer do jogo. Nosso principal personagem é Cecil Harvey, um Cavaleiro Negro e é também capitão das Red Wings (uma espécie de Zeppelin bélico, muito maneiro), as Red Wings são a força de elite do reino de Baron. Um grande herói não é ninguém sem um grande par romântico e aqui eu falo sobre Rosa Farrell, por quem Cecil se apaixona perdidamente. Isso pode parecer forçado, mas o papel de Rosa está em dramatizar e operar a mudança de Cecil (não vou dizer qual mudança... joguem o jogo!).
Tsunami!
Tudo começa quando as Red Wings atacam a cidade de Mysidia, para roubar o Cristal da Água. E ali também começa o drama de Cecil que não vê a utilidade de tanta destruição e questiona suas ordens. Acaba por ser destituído de seu posto de capitão das Red Wings. Como punição, recebe a missão de levar um pacote para o vilarejo de Mist. Coisas terríveis saem do tal pacote e o vilarejo inteiro é destruído. A única sobrevivente, Rydia, invoca um poderoso terremoto que separa Kain (que havia ido com Cecil para lá) e Cecil. Este por sua vez resgata Rydia e acaba por se envolver na sua jornada de vingança, quando a defende de soldados enviados para prender-la. E assim começa a jornada de Cecil que, não é apenas por amor ou por justiça, para ele é uma forma de redenção. E muita coisa vai acontecer daí por diante, Rosa que havia seguido Cecil, encontra-se doente e uma das missões é justamente salvar-la, novos personagens são apresentados, algumas reviravoltas (bota algumas nisso...), enfim é uma baita jornada do herói, como diria EduardoSporh (leia A Batalha do Apocalipse). Com final digno dos grandes filmes de aventura fantástica, que já não se vê mais!
Como eu já disse antes, o jogo desse post é o Complete Collection, então não posso deixar de falar um pouco sobre After Years e Interlude. Em Interlude, Cecil é o principal personagem e a trama começa com um sonho que Cecil teve, sobre uma das câmaras de cristal e uma voz dizendo que “sei lá o que finalmente tem nova forma”. E então a história se desenvolve em cima do mistério por trás da “voz”. Já em After Years, o máximo que posso dizer é que se passa depois dos acontecimentos de FF IV e que o personagem principal é Ceodore, que tem um grau de parentesco com Cecil, só não vou dizer qual. Trata-se de uma nova aventura, com participações de alguns personagens do jogo original. Não têm como eu dizer mais que isso sem dar spoilers sobre FF IV.
Resumo da Ópera, é um baita jogo; entra para a lista daqueles jogos que todo gamer tem que jogar. Questão básica agora... vamos dizer que, você vai jogar FF IV e não sabe em qual plataforma dar preferência. Meu conselho é que jogue a versão do PSP, que de longe é a melhor e mais completa. Caso pense em emuladores, jogue a do PSX ou do GBA. Não gostei muito da versão do NDS, que é idealizada em 3D, apesar de ter seu valor. Por fim, divirtam-se com um jogo que tem um enredo muito bom e foi feito para agradar aqueles que, como eu, amam o gênero fantasy. Vou ficando por aqui. Não se esqueçam de clicar nos links do twitter e Facebook, obrigado pela atenção. Abraços.

Gameplay abaixo, só para dar um gosto:





Nenhum comentário:

Postar um comentário