quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

X-Men: Massacre de Mutantes.


A obsessão pela pureza da raça, quando isso vai parar??


Por incrível que possa parecer, até hoje ainda temos notícias de idiotas e suas teorias de pureza de raça. Esse tema, que por sinal já redeu muitas mortes no passado, futuro e presente, é um dos principais pontos chaves dessa trama dos Fabulosos X-Men. Quando eu li pela primeira vez, lá em meados da década de 90, achei um tema super pesado para ser tratado nos quadrinhos Quer dizer, extermínio de mutantes? Imagine homens, mulheres e crianças que viviam pelos subterrâneos (esgotos), que apesar de serem mutantes e possuírem poderes ou habilidades, não tinham uma aparência “agradável” para a maioria dos humanos. Eram pessoas que se destacavam exatamente por isso e não podiam passar por pessoas “comuns”. No Universo Marvel, os mutantes sempre foram perseguidos, não importando se são fisicamente semelhantes aos humanos ou se possuem uma aparência mais “destacada” (como o Noturno ou a Mística, por exemplo). Os mutantes sempre foram vítimas de preconceito e essa pegada sempre foi muito bacana nos quadrinhos; eu acho muito válido passar a idéia que o preconceito existe e que é muito ruim, assim como é válido passar a idéia que existem pessoas prontas para lutar contra o preconceito, nem que isso custe a própria vida.


Agora pior do ser perseguido por humanos, é ser perseguidos pelos da própria raça. Neste momento, vou tentar dar uma idéia (sem spoilers) da história por traz de Massacre de Mutantes: sabemos que existe um grupo de mutantes super poderosos que são heróis, este grupo sempre trabalha pela humanidade como um todo (sejam humanos ou mutantes) e esses heróis são movidos por um sonho de paz entre ambas as raças. Também sabemos que existem mutantes malignos, mutantes que querem escravizar a humanidade, outros que querem apenas ser um bandido comum (assaltar, roubar, etc) e outros que não tem nenhum objetivo específico, querem apenas ver o circo pegar fogo. Agora existem alguns, que extrapolam o limite do maligno, são mutantes tão ruins, que chega a ser pouco a classificação vilão. Vivendo fora de ambos os mundos, também sabemos que existem os Morlocks; estes por sua vez, são mutantes que não possuem uma aparência humana e portanto preferem o isolamento. Um dos tais mutantes malignos que eu me referi é o Sr. Sinistro, um maluco torturador/geneticista que entre outras coisas, gosta de fazer experiências em mutantes. Ele é uma espécie de Josef Mengele mutante. Sr. Sinistro por considerar os Morlocks uma aberração para a perfeição do homo superior (mutantes), decidiu exterminar-los simplesmente.


Claro que os X-Men lutaram contra, assim como o X-Factor. O resultado foi que muitos membros dessas equipes, saíram muito machucados; além de muitos que morreram nessa luta. O nome Massacre de Mutantes não é por nada, é literal! Muitas transformações que aconteceram com os X-Men e com o X-Factor (na época), tem uma relação muito grande com essa saga e algumas dessa mudanças, como o que aconteceu com o Anjo, tiveram influência direta em outra saga, A Queda de Mutantes. Apesar da série ser muito boa e de certa forma bem original, não se compara a saga da Fênix. Infelizmente, nenhuma das outras sagas mutantes chegou nem perto de ser tão querida por leitores e fãs da maior equipe mutantes do mundo. Não estou dizendo que a saga foi ruim, apenas estou dizendo que não foi tão boa quanto. Realmente, é difícil criar uma grande saga sem sofrer as inevitáveis comparações, só que comparações não são algo ruim de todo. Servem para preparar o leitor, para que este saiba distinguir o que é bom e o que é ruim. Opinião final, eu diria que está bem acima da média, mas não merece um 10,0. De qualquer forma, um 8,0 é sempre muito bom e passa qualquer um de ano (perdão pelas metáforas de professor... eu sou professor!).


Vou ficando por aqui e vou agradecendo pelo elogios que estou recebendo por mail, agradeço também as sugestões de novos posts e principalmente agradeço pelas visualizações. Thank you very much. Não se esqueçam que Massacre de Mutantes ganhou nova roupagem com a galera da Panini e quem puder comprar, compre que clássico dos X-Men fica muito bem em qualquer estante. Vou deixar os links da Panini e da Comix aí embaixo. Obrigado pela atenção, quem puder me siga pelo twitter e facebook. Abraços.

http://www.paninicomics.com.br/web/guest/productDetail?viewItem=731706

http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=19963

2 comentários:

  1. Oie! Passando aqui pra deixar um beijo! :D
    Não entendo muito de HQs, então, acho melhor não comentar pra não passar vergonha! HAHAHAHAHA
    Mas sobre a questão da pureza das raças... É a ficção imitando a realidade (claro que não suas devidas proporções). O assunto é antigo, e considero muito pertinente sempre que trazem à tona por meio das artes. É importante falar destes assuntos e não varrê-los para debaixo do tapete. Somente assim, poderemos superá-los. :)

    Beijooooooos

    ResponderExcluir