quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Monstro do Pântano.



Alguém conhece John Constantine??

Devemos ao mestre Alan Moore esse personagem, que teve sua primeira aparição na revista do Monstro do Pântano. Não cheguei a acompanhar as primeiras fases, pois aqui no Brasil não tinha muito material para ler mesmo...mas tenho algumas, principalmente no desenrrolar de Crise nas Infinitas Terras. Saia na revista Superamigos,Superpowers e Novos Titãs(bons tempos...). Confesso que até aquele momento, o personagem não tinha me chamado atenção...embora eu tenha que adimitir, Superamigos 34 na história "Ritual de Primavera", Abby Cable finalmente se declara para o Monstro do Pântano; essa é considerada uma das melhores histórias que eu já li. Essa revista é clássica. Ficamos orfãos do Monstro do Pântano até janeiro de 1990, quando sai nas bancas pela editora Abril, Monstro do Pântano 01. História de Alan Moore, e pela primeira vez conheço aquele que seria meu personagem favorito dos quadrinhos: John Constantine. Até então, um mero coadjuvante na revista do Monstro do Pântano.


Nesses primeiros 8 números, vemos a reconstrução do personagem. Uma viagem pelo interior dos USA, bem ao estilo da série de televisão Supernatural, onde Alec Holland enfrenta alguns horrores do imaginário ficcional, como lobsomens, vampiros, zumbis,etc. Qualquer semelhança com a série televisiva, não é mera coincidência, pois o idealizador de Supernatural e produtor Eric Kripke, já declarou em entrevistas, ser muito fã de quadrinhos e ser muito fã de Alan Moore. Fica dica!!!

Voltando ao assunto, Constantine leva Alec pelo interior dos USA mostrarndo a ele que na verdade ninguem está seguro, que existem monstros a solta e que tudo isso que ele está vendo, faz parte de um estranho treinamento, uma preparação para o que estava por vir...um grupo de bruxos muito antigos chamado "Brujeria", pretende trazer um mal ancestral para acabar com o universo. Para isso, eles iriam usar os eventos de "Crise nas Infinitas Terras". Conhecemos também o "Parlamente das Árvores" e uma história interessante com Cain e Abel. Participações do Desafiador, Etrigan, Doutor Oculto, Espectro, etc. Figurinhas carimbadas do mundo do oculto, da DC. É um clássico sem dúvida. Outra coisa interessante, é que conheceremos alguns dos amigos de Constantine, da época de Newcastle (sem dúvida, história das mais importantes de Constantine!). Enfim, meus amigos nerds, essas 8 edições são obrigatórias, se vocês curtem quadrinhos e se são fãs do grande mestre Alan Moore. E não, não vou falar sobre o filme do Monstro do Pântano (acreditem amigos, esse filme existe...). Vou ficando por aqui e não se preocupem, não dei  nenhum spoiler (caso vocês se interessem e corram atrás das revistas aqui na net...é relativamente fácil achar para ler!), e deixo 2 dicas:

1) Se vocês tiverem interesse no Monstro do Pântano, a livraria Devir está vendendo Monstro do Pântano: Semente Ruim. Vou deixar o link embaixo!!


2) Compre, se puder, Hellblazer. Está sendo lançado de novo pela Panini e ali você poderá conhecer melhor Constantine e ler a famosa história de Newcastle.


Obrigado pela atenção, abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário